
Em meio a tentas fraudes, principalmente em transações feitas pela internet, é comum haver uma preocupação maior com a segurança de informações trocadas, não é mesmo? Então saiba que para esse tipo de preocupação já existe solução: o Certificado Digital.
Afinal, o que é um Certificado Digital?

Trata-se de um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital que garante operações seguras e ágeis, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
O recurso traduz o que há de mais moderno em relação à proteção de informações. O Certificado Digital surgiu com o objetivo principal de fornecer segurança, autenticidade e integridade no meio virtual.
Para que serve um Certificado Digital?

O Certificado Digital chegou para facilitar a vida de pessoas e empresas e diminuir processos burocráticos. Ele evita que você não perca tempo realizando coisas de forma presencial quando é possível realizar online.
Atividades como idas ao banco, reconhecimento de firma, entrega de documentos através do motoboy, por exemplo, podem ser substituídas por transações virtuais com toda proteção e segurança.
Tendo um Certificado Digital você pode então: assinar e enviar documentos pela internet, realizar transações bancárias, enviar declarações da sua empresa e muito mais.
As principais vantagens do Certificado Digital são:

1 – Segurança a partir de uma assinatura digital com o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita;
2 – Ajuda a economizar recursos e é sustentável. Isso porque não é necessário imprimir papéis, reconhecer firma em cartório e deslocar-se para entregar documentos. E ainda poupa o tempo dos funcionários;
3 – Oferece comodidade e praticidade no dia a dia. Transações e ações contábeis do negócio são realizadas digitalmente e sem complicações.
Os Principais Tipos de Certificado Digital

e-CPF
O e-CPF é utilizado por pessoas físicas, mas o empresário pode usar como assinatura digital de documentos, sendo ele o representante legal do negócio. Não serve para emissão de NF-e. Geralmente, o e-CPF é utilizado para entregar declarações de renda, fazer contratos de câmbio e comprovar contratos bancários.
e-CNPJ
O e-CNPJ é ideal para empresas, corporações e instituições, porque é a versão online do CNPJ. Com ele, é possível fazer assinaturas digitais, transmitir dados de operações de uma pessoa jurídica e entregar declarações, garantindo e assegurando a autenticidade de todas as informações.
NF-e
Mesmo que com o e-CNPJ o empreendedor consiga fazer a emissão de notas fiscais, esse certificado é adequado para as pessoas que possuem funcionários, para que eles possam fazer a emissão de notas sem a preocupação de utilizarem o Certificado Digital para tarefas ilegais ou sem autorização.
Certificado digital A1 ou A3: veja as diferenças entre os modelos

A1 – Este é armazenado no computador ou em algum dispositivo móvel, como smartphone e tablet. Tem validade de 1 ano.
A3 – É emitido e armazenado em cartão inteligente, token criptográfico ou diretamente na nuvem. Tem validade de 1 a 5 anos.
Como você pode ver nesse artigo, obter o Certificado Digital traz inúmeras vantagens para o dia a dia de uma empresa, mais confiança nos processos, agilidade nas atividades diárias, redução de custos operacionais, entre outras.
Gostou do conteúdo? Deixe aqui seu comentário.
Gostou? Deixe seu comentário