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Uma vitrine para loja virtual permite impactar um número bem maior de clientes do que uma loja física. Por meio de um link, é possível direcionar o seu catálogo de produtos para muitas pessoas, usando redes sociais, aplicativos de chat e outros recursos automatizados. Além disso, a vitrine fica disponível o tempo todo, ou seja, o cliente pode ver quando quiser.
Montar uma vitrine virtual para loja virtual, que seja interessante e atrativa não é tão simples. Assim como na loja física, os elementos precisam fazer sentido e conversar com o seu público. Neste artigo, listamos algumas dicas que vão ajudar com esse desafio. Acompanhe a seguir!

Como montar uma vitrine para loja virtual e atrair clientes

Vitrine para loja virtual: veja como montar para atrair clientes

Pense em sua vitrine virtual como um mostruário que estará disponível para os seus clientes o tempo todo. Isso quer dizer que no momento em que a sua operação não estiver trabalhando, a vitrine deve continuar atendendo as necessidades e expectativas do cliente. 
Por outro lado, a vitrine virtual não deve ser algo mecânico e automático, o público precisa se identificar com o que está ali e se interessar pelos produtos. Basicamente, a vitrine para loja virtual deve atender quatro funções básicas:
  • Ser objetiva: simples, organizada e de fácil navegação;
  • Ter capacidade ilustrativa: o público deve ter o máximo de visibilidade e compreensão sobre seus produtos;
  • Ser eficiente: tudo deve funcionar corretamente e rapidamente, tanto no desktop quanto no mobile;
  • Ser esteticamente harmônica: o design deve ser construído de forma agradável para o público e alinhada com a identidade da marca.
As compras que são feitas a partir de uma vitrine física ou virtual são feitas por impulso. O cliente vê o produto e compra sem pensar muito sobre a ação. Por isso, sua vitrine deve ter um forte apelo emocional. Tire da sua vitrine todos os obstáculos da navegação e elementos que podem distrair o cliente. Veja a seguir nossas dicas para montar uma vitrine para loja virtual!

Faça o mapa de calor do seu site 

Por meio do mapa de calor, você consegue identificar quais são as zonas quentes do site, ou seja, quais são os locais que os clientes mais visualizam e clicam. O ideal é fazer isso com todas as páginas, home, categorias, produtos etc. Obtendo essa informação, você conseguirá posicionar os conteúdos mais importantes nas áreas certas.

Estruture o mapa mental do usuário

A quantidade de produtos que estão expostos na vitrine aumentam as chances de conversão. Quanto mais produtos, mais chances dos clientes converterem. Embora seja uma informação importante e que deve ser trabalhada, é preciso ter parcimônia e dosar na quantidade de produtos que serão expostos. 
Muitos produtos podem deixar o ambiente carregado, prejudicar a navegação e poluir o visual, afastando o público. Os produtos devem ser posicionados de uma forma lógica, organizada e fluida. Sempre permita ao cliente fazer um filtro do que ele quer ver e ofereça um campo de busca intuitivo.

Use as categorias e filtros com criatividade

Preço, coleção, tipo de produto, tamanho são filtros básicos que toda loja deve ter, mas você pode oferecer mais ao seu cliente. Seja mais criativo e ajude-o a ter uma navegação mais fácil. Crie categorizações por produtos mais vendidos, mais procurados, produtos relacionados ou que podem ser combinados. Enfim, há muita categorização que pode ser feita.

Dedique-se às descrições e imagens

Muitos clientes ainda não se adaptaram à compra online por medo de pedir um produto errado ou não atender suas expectativas. A sua loja deve oferecer o máximo de informações sobre os produtos para que o cliente se sinta seguro em comprar. 
As descrições devem valorizar as características e benefícios do item, mas não pode ludibriar o cliente. As imagens devem ser usadas em conjunto para oferecer uma ilustração clara de como é o produto.

Mantenha uma comunicação alinhada

Alinhe a comunicação do seu site com as redes sociais da marca. O Instagram, por exemplo, permite que a loja marque os produtos em suas publicações. Essa opção permite que o usuário seja direcionado para o ambiente virtual da loja, sem precisar sair da rede social.
Utilize a mesma identidade visual em todas as publicações e comunicações da sua marca. Além disso, cuide para que a qualidade na navegação e experiência do usuário seja oferecida não só na home do site, mas em todos os outros ambientes.

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