Todas as cores são capazes de transmitir sensações e influenciar nosso humor. Na decoração não é diferente. Há quem diga, por exemplo, que um tom tão carregado de emoção como o vermelho, pode deixar a casa num clima de tensão e nervosismo.
Calma, não é bem assim. O vermelho na decoração é sempre bem vindo e, quando usado de forma moderada, faz com que os espaços fiquem bem gostosos e aconchegantes!
Como tudo na vida, o mais importante é ter bom senso na hora de decorar. O vermelho na decoração pode ser utilizado em uma única parede, no sofá e poltronas, tecidos de cortinas, almofadas, tapetes ou em outros objetos decorativos.
E aí, que tal apostar nessa cor imponente e marcante para deixar seu lar com as energias renovadas em 2022? Continue por aqui e veja as dicas que separamos para você se inspirar!
Escolha a família de cores
Carregado de energia, o vermelho na decoração chama a atenção instantaneamente. Mas isso não significa dizer que você precisa ter medo de ousar utilizando os seus mais variados tons.
Afinal, a paleta de cores de vermelho é bem ampla e isso possibilita muitas composições.
Dentro da família de cores, existem aquelas mais puxadas para o rosa ou magenta, que são mais frescas e calmas. E outras mais lúdicas e calorosas, que trazem mais agitação e movimento para a casa.
Tem para todos os gostos e estilos de decoração!
Use com moderação
Como dissemos, é preciso criar uma decoração equilibrada com o vermelho para não imprimir nos espaços estimulação e excitação excessivas. Ou seja, muita calma na hora de utilizar o vermelho na decoração para evitar arrependimentos.
O ideal é começar a fazer pequenas mudanças para perceber aos poucos o que te agrada ou não. Experimentar é a chave para obter o resultado desejado!
Uma boa forma de fazer isso é escolhendo luminárias, pendentes, mesinhas de canto e aparadores nessa cor quente e exuberante.
Agora, se o seu perfil for mais ousado, escolha um sofá e um modelo de papel de parede vermelho para criar impacto logo de cara!
Para o cômodo ficar mais sofisticado, selecione uma parede principal para aplicar o papel de parede vermelho e deixe as demais em tonalidades neutras, tais como: bege, branco ou nude.
Selecione os ambientes
Já que o vermelho na decoração pode ser estimulante demais, ele não é muito indicado para ser utilizado em uma sala de leitura ou ambiente destinado ao descanso, a menos que o mesmo apareça de forma sutil nos pequenos detalhes.
Em ambientes com maior circulação, espaços de convivência como a sala de estar, jantar, cozinha e varanda é possível usar o vermelho e suas nuances com mais entusiasmo, apostando na aplicação de papel de parede, azulejos, entre outros.
Aposte nos detalhes sem erro
Para uma decoração arrojada e sem excessos, aposte nos detalhes que serão expostos no ambiente: mantas, almofadas, quadros, vasos de plantas, tapetes, roupas de cama, utensílios de cozinha em tonalidades de vermelho.
O vermelho vai bem com cinza, tabaco, chumbo, verde, laranja, branco, bege e preto. Use a abuse da sua imaginação para fazer composições lindas e harmoniosas no ambiente que desejar.
Aproveite essas dicas para usar vermelho na decoração sem medo, deixando o clima da sua casa muito aconchegante. E depois volte aqui para nos contar o resultado.
E se quiser conhecer mais modelos de papel de parede nesse tom marcante, confira em nosso site todas as opções. Temos certeza que você vai se apaixonar e se inspirar ainda mais!
Gostou? Deixe seu comentário