O calendário de publicações para as redes sociais é fundamental para fortalecer a presença digital das marcas e otimizar o tempo. Trata-se de uma representação visual de planejamento, que visa organizar conteúdos e campanhas que serão postados ao longo de todo mês.
Essa ferramenta ajuda as empresas a testarem suas estratégias de marketing digital, através da revisão periódica de interação e engajamento do que está sendo publicado diariamente. Ao ter tudo sistematizado, é possível trabalhar melhor os conteúdos, seguir um fluxo e evolução, sem repetições e com a regularidade necessária.
Afinal, oportunidades de negócio são grandes nesses ambientes digitais e não devem de forma alguma ser desperdiçadas, não é mesmo? Então saiba agora mesmo porque é importante e como criar um calendário de publicações para as redes sociais!
Vantagens do calendário de publicações para as redes sociais
– Organiza melhor o trabalho da equipe de marketing de conteúdo e mantém a frequência e regularidade das publicações, observando os critérios de relevância e o grau de receptividade do seu público-alvo;
– Facilita o acompanhamento dos resultados e engajamento dos posts diários. Assim, você consegue entender os interesses dos seus seguidores, melhores dias e horários das postagens, por exemplo;
– Ajuda a ficar atentoaos feriados e datas comemorativas que geram campanhas especiais de vendas. Planejar com antecedência é essencial para não perder boas oportunidades;
Como criar um calendário de publicações?
1 – Para criar um calendário de publicações, você deve escolher o local para salvar as referências, briefings, legendas, links, imagens, textos, vídeos, datas de entrega e tudo mais que tenha relação com o conteúdo a ser postado.
2 – Você pode criar o calendário por meio de planilhas ou ter auxílio de outras ferramentas como o Google Calendar e Trello com seus quadros e listas. Basta procurar e decidir pelo formato que mais se adequa a s suas necessidades.
3 – Feito isso, é hora de alinhar as publicações com o seu público-alvo, reservando um espaço na ferramenta para incluir observações a respeito das preferências, tipos de conteúdo mais consumido, formatos mais vistos, entre outros.
4 – Depois de efetuar esses registros, é preciso definir o que publicar e onde você pretende chegar com os conteúdos que irá produzir e divulgar nas redes sociais.
5 – Além de aumentar a autoridade da marca e gerar relacionamentos, você pode definir outros objetivos como: captação de leads, manter os seguidores atualizados sobre a rotina da empresa, falar sobre seus produtos, etc.
6 – O mais importante é que você diversifique ao máximo as produções, evite repetição excessiva de assuntos e formatos e ofereça conteúdos que façam sentido e que sejam relevantes para seus seguidores.
7 – Outro ponto que deve ser levado em consideração no momento de criar um calendário de publicações para as redes sociais é organizar os briefings, definindo não só o conteúdo, mas como o mesmo será produzido.
8 – Ao desenhar seu template, essas informações devem estar bem claras: canal de publicação, objetivo, descrição do conteúdo, referências, prazos, status e data de entrega.
9 – Com o calendário pronto e devidamente preenchido, é o momento do time de marketing de conteúdo colocar a “mão na massa” e começar a produção das postagens planejadas
10 – Para que as ações realmente deem certo, todos precisam acompanhar a evolução do trabalho continuamente, bem como, as atualizações e possíveis mudanças que podem acontecer no meio do caminho.
Por fim, temos a análise de resultados para iniciar de forma mais assertiva um novo ciclo. Afinal, desse modo é possível extrair insights, modificar, traçar estratégias e os próximos passos a serem seguidos.
A união entre o planejamento, cronograma de conteúdo e o relatório das mídias sociais faz com que você fique por dentro dos temas que mais se destacam para poder focar no que realmente importa para seu público e a sua marca. Se você gostou desse conteúdo, deixe aqui seu comentário. E fique à vontade para compartilhar com quem desejar!
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