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A informatização da sociedade fez com que o comportamento do consumidor mudasse muito ao longo dos últimos anos. É fácil perceber o novo formato não apenas no modo de comprar, mas também ao entrar em contato e interagir com as marcas.

Por isso, tornou-se necessário investir em abordagens mais assertivas e capazes de acompanhar tantas mudanças. O SAC 3.0 é um dos maiores exemplos de evolução quando o assunto é atendimento.

Afinal, o que é SAC 3.0?

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Antes do SAC 3.0 ser implementado, existiam duas outras modalidades focadas no atendimento ao consumidor. O SAC 1.0, por exemplo, era responsável pela resolução de problemas específicos que não podiam ser resolvidos nas lojas físicas.

Já o SAC 2.0 tinha a mesma função do SAC 1.0, porém ele surgiu para modificar esse suporte convencional e estreitar as relações no meio online, através dos aplicativos de mensagens, chat, e-mail, redes sociais, entre outros.

O tempo foi passando e outras necessidades foram surgindo. Foi então que apareceu o SAC 3.0, tendo como foco a experiência vivida pelo cliente em toda a sua jornada de compra, mais do que otimizar canais de dúvidas, reclamações, trocas e devoluções.

Esse foi o momento de passar a conhecer melhor o consumidor, seu comportamento, dores e desejos. Além disso, melhorar processos, desenvolver melhorias no atendimento, entregar valor e experiências memoráveis desde o instante da atração.

Dicas para implementar o SAC 3.0 na sua empresa

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Conheça melhor seus clientes

Procure entender suas principais dores, em quais canais de comunicação eles são mais ativos, quais são os principais impedimentos para fechar uma compra e as barreiras no contato. Além disso, manter uma base de dados com informações sobre histórico de compras, reclamações, sugestões é muito importante.

Capacite seu time

Para oferecer um atendimento de excelência com foco na experiência do cliente você precisa montar um time competente e comprometido. Para isso, ofereça treinamentos continuamente. Lembre-se que qualquer deslize é cobrado instantaneamente pelos consumidores e usuários da redes sociais.

Analise os dados de cada canal de comunicação

Faça um estudo detalhado das informações de todos os canais de comunicação da sua empresa e saiba identificar as características recorrentes, onde a presença da marca é mais evidente, demandas que mais surgem, dados demográficos e hábitos do seu público.  

Invista em monitoramento

Uma das bases de sustentação do SAC 3.0 é o monitoramento. Sendo assim, utilize as ferramentas responsáveis por  reunir em um só lugar todos os canais de relacionamento, para ter uma visão ampla dos indicadores, diálogos, histórico. Gere relatórios periodicamente.

Otimize o atendimento com ferramentas digitais

Para melhorar a imagem do seu negócio e tornar ainda mais positiva a experiência de seus clientes, faça com que o atendimento seja ágil o máximo possível. O Chatbot, ativo 24 horas no site, pode ajudar muito no esclarecimento das dúvidas mais frequentes, por exemplo.

Um bom atendimento precisa desenvolver um senso de parceria, respeito e atenção, não é mesmo? Assim, torna-se possível criar relações e experiências sinceras, transparentes e resolutivas. Não há ferramenta melhor para o sucesso do que o SAC 3.0!

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