A informatização da sociedade fez com que o comportamento do consumidor mudasse muito ao longo dos últimos anos. É fácil perceber o novo formato não apenas no modo de comprar, mas também ao entrar em contato e interagir com as marcas.
Por isso, tornou-se necessário investir em abordagens mais assertivas e capazes de acompanhar tantas mudanças. O SAC 3.0 é um dos maiores exemplos de evolução quando o assunto é atendimento.
Afinal, o que é SAC 3.0?
Antes do SAC 3.0 ser implementado, existiam duas outras modalidades focadas no atendimento ao consumidor. O SAC 1.0, por exemplo, era responsável pela resolução de problemas específicos que não podiam ser resolvidos nas lojas físicas.
Já o SAC 2.0 tinha a mesma função do SAC 1.0, porém ele surgiu para modificar esse suporte convencional e estreitar as relações no meio online, através dos aplicativos de mensagens, chat, e-mail, redes sociais, entre outros.
O tempo foi passando e outras necessidades foram surgindo. Foi então que apareceu o SAC 3.0, tendo como foco a experiência vivida pelo cliente em toda a sua jornada de compra, mais do que otimizar canais de dúvidas, reclamações, trocas e devoluções.
Esse foi o momento de passar a conhecer melhor o consumidor, seu comportamento, dores e desejos. Além disso, melhorar processos, desenvolver melhorias no atendimento, entregar valor e experiências memoráveis desde o instante da atração.
Dicas para implementar o SAC 3.0 na sua empresa
Conheça melhor seus clientes
Procure entender suas principais dores, em quais canais de comunicação eles são mais ativos, quais são os principais impedimentos para fechar uma compra e as barreiras no contato. Além disso, manter uma base de dados com informações sobre histórico de compras, reclamações, sugestões é muito importante.
Capacite seu time
Para oferecer um atendimento de excelência com foco na experiência do cliente você precisa montar um time competente e comprometido. Para isso, ofereça treinamentos continuamente. Lembre-se que qualquer deslize é cobrado instantaneamente pelos consumidores e usuários da redes sociais.
Analise os dados de cada canal de comunicação
Faça um estudo detalhado das informações de todos os canais de comunicação da sua empresa e saiba identificar as características recorrentes, onde a presença da marca é mais evidente, demandas que mais surgem, dados demográficos e hábitos do seu público.
Invista em monitoramento
Uma das bases de sustentação do SAC 3.0 é o monitoramento. Sendo assim, utilize as ferramentas responsáveis por reunir em um só lugar todos os canais de relacionamento, para ter uma visão ampla dos indicadores, diálogos, histórico. Gere relatórios periodicamente.
Otimize o atendimento com ferramentas digitais
Para melhorar a imagem do seu negócio e tornar ainda mais positiva a experiência de seus clientes, faça com que o atendimento seja ágil o máximo possível. O Chatbot, ativo 24 horas no site, pode ajudar muito no esclarecimento das dúvidas mais frequentes, por exemplo.
Um bom atendimento precisa desenvolver um senso de parceria, respeito e atenção, não é mesmo? Assim, torna-se possível criar relações e experiências sinceras, transparentes e resolutivas. Não há ferramenta melhor para o sucesso do que o SAC 3.0!
Gostou? Deixe seu comentário