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Um dos grandes desafios dos lojistas é desenvolver um relacionamento com o cliente que seja satisfatório e duradouro, você concorda? Afinal, o foco hoje em dia é vender não somente produtos e serviços, mas também experiências positivas e memoráveis!

Isso implica em um planejamento que contemple todas as etapas do atendimento e jornada de compras, para se criar uma conexão consistente, um sentimento de bem estar e desejo de permanecer sempre fiel.

Para ajudar e preparar você para o mundo ideal do relacionamento com o cliente, separamos 4 dicas que você pode implementar agora, a fim de priorizar cada vez mais aqueles que fazem diferença para o seu negócio.

Mostre interesse no cliente 

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Para se criar um ótimo relacionamento com o cliente você precisa se importar verdadeiramente com ele, ser cordial, simpático, saber acolher seus desejos e buscar as melhores soluções.

Seja em loja física ou online, procure sempre passar mensagens positivas, deixar as informações claras e oferecer abertura para que os clientes possam dar sugestões de melhoria para o seu negócio.

Além disso, seja rápido nas respostas as dúvidas e questionamentos. Tenha uma equipe competente para cuidar bem das redes sociais e fazer delas pontes para o reconhecimento e solidez da sua marca.

Transmita confiança

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Confiança é tudo na vida e nos negócios! Quando você a transmite aos clientes e potenciais clientes, você consegue criar um universo de possibilidades para ter credibilidade e sucesso no mercado.

Pensando nisso, é importante exercer uma comunicação diferenciada, uma linguagem própria, pautada no respeito. Utilizar as palavras certas e ter uma abordagem personalizada faz toda a diferença!

Se coloque no lugar do cliente

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Se colocar naturalmente no lugar dos outros e tratá-los com carinho é mais um ponto positivo para ter um excelente relacionamento com o cliente. Por isso, você deve dar a devida importância não somente aos elogios, mas também as críticas e reclamações.

Levar a sério mesmo, pra não repetir os mesmos erros inúmeras vezes e destruir a imagem da sua marca. É tão difícil construir uma reputação em um mercado tão competitivo, não é mesmo? Então, busque meios de mantê-la intacta!

Personalize o atendimento

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Não tem jeito, para se ter um relacionamento com o cliente que seja realmente satisfatório é necessário investimento o tempo inteiro. Você tem que conhecer seus clientes para oferecer um atendimento personalizado.

Como fazer isso? Atualize sempre seu banco de dados, consulte o histórico de compras e entenda o comportamento de cada consumidor por meio das redes sociais, aplicativos de mensagens, etc.

Além disso, envie ofertas exclusivas e que despertem o interesse de quem compra na sua loja. Fale o que cada cliente deseja ouvir e apresente novidades em primeira mão. Cuide para ter o reconhecimento e retorno desejados!

Com essas dicas e um bom planejamento é possível estreitar os laços com seus clientes e atrair tantos outros para o seu negócio. Basta não focar apenas nas vendas e passar a dar valor ao relacionamento com o cliente desde o primeiro contato e para sempre!

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