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5 dicas para elaborar um plano de vendas eficiente para varejo

O ano passou muito rápido, não é mesmo? Já estamos no mês de Dezembro, com 2021 batendo em nossa porta. E durante esse ano, tão atípico, é provável que os resultados esperados não tenham se concretizado para muitos negócios.

Ainda assim, chegamos nessa fase um pouco mais fortalecidos e familiarizados com os desafios. E agora é o momento ideal para refletir sobre os aprendizados e criar um planejamento de vendas para o próximo ano.

Como fazer um planejamento de vendas na prática?

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Podemos dividir um bom planejamento de vendas em dois grandes aspectos: definição dos objetivos macro, que incluem a previsão de vendas. E os objetivos micro, que dizem respeito às operações do dia a dia.

No artigo de hoje vamos te mostrar como criar estratégias assertivas e obter os melhores êxitos em 2021. Acompanhe!

Objetivos macro

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Nessa etapa, você deve focar nos objetivos principais do planejamento de vendas, aqueles que vão direcionar todas as práticas ao longo de próximo ano. A ideia é aqui é criar formas de atrair mais clientes, aumentar as vendas e a receita.

Para que isso seja possível é preciso fazer o diagnóstico da sua empresa nos últimos meses. Onde estão os gargalos? O volume de clientes foi baixo? O atendimento deixou a desejar? Como foi o desempenho dos vendedores?

Através desses resultados, você conseguirá definir com clareza seus objetivos macro e as estratégias para um planejamento de vendas em 2021, com previsões mais próximas a realidade do seu negócio. Feito isso, o próximo passo é definir os objetivos micro.

Objetivos micro

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Como dissemos, esses objetivos dizem respeito às operações do dia a dia. Os objetivos micro são como degraus a serem subidos em direção aos objetivos principais estipulados.

Por exemplo: treinar a equipe de vendas, mudar o modelo de gestão, melhorar o layout da loja, aumentar os canais de aquisição dos seus produtos, melhorar a percepção da marca pelo público, investir em marketing digital, entre outros.

Nesse contexto é muito importante detalhar no planejamento de vendas o que será preciso para atingir: recursos financeiros, pessoas, tempo, ferramentas, sistemas, mudanças de processos e muito mais.

Recomendamos que você determine os indicadores de desempenho, 4 ou 5 pelo menos para os objetivos macro e micro: duração de ciclo de vendas, ticket médio, taxa de conversão, tempo médio de fechamento, volume de vendas e por aí vai.

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Não há como negar, a pandemia acarretou muitos problemas para quase todos os segmentos de mercado. As vendas online cresceram, forçando muitas empresas a se adaptarem a nova realidade.

E se as vendas tiveram um aumento no meio virtual, o nível de interação entre marcas e consumidores tornou-se mais do que necessária, uma obrigatoriedade. Então na hora de criar o seu planejamento de vendas leve isso em consideração.

Além disso, ressaltamos a urgência de se rever a política de preços, entregas e maior flexibilidade para lidar com tempos tão incertos. E não se esqueça de um ponto chave para o sucesso: oferecer um atendimento personalizado e humanizado.

E você, já começou a montar o seu planejamento de vendas para o próximo ano? Se o seu objetivo é vender mais e melhor, não perca mais tempo. Desejamos muito sucesso para você nesse novo ciclo!

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