0

Hoje vamos falar um pouco sobre o uso de drywall em ambientes internos e alguns aspectos importantes que fazem dele a melhor opção para revestir e rebaixar tetos, dividir ambientes, embutir iluminação e muito mais.

O drywall é uma espécie de chapa, uma mistura de água, gesso e aditivos revestido por duas lâminas de papel cartão e composto por perfis de aço galvanizado.

A parede de gesso, como também é conhecido o drywall, pode ser utilizada em qualquer cômodo da casa ou apartamento, inclusive em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Sim, é possível usar o drywall em ambientes úmidos, desde que se faça a escolha correta da placa que o compõe. Atualmente existem três tipos de placa drywall disponíveis no mercado. São elas: 

– Verde (RU) para aplicação em áreas úmidas;
– Rosa (RF) para áreas onde é necessária a resistência ao fogo;
– Branco (ST) que é a variedade mais tradicional, empregada em paredes e forros de ambientes secos.

Conheça agora as principais vantagens do drywall

1 – Otimização do espaço, aumentando as áreas úteis, já que as paredes e demais estruturas podem ser feitas em espessuras reduzidas;
2 – Versatilidade na utilização em qualquer ambiente, permitindo curvas, recortes e desníveis;
3 – Maior flexibilidade no visual e layout, já que é possível mudar as paredes com facilidade e praticidade;
4 – Tem uma manutenção muito mais simplificada e rápida, incluindo toda a parte hidráulica e elétrica;
5 – Redução considerável de volume de entulho pós obra, já que o material é muito melhor aproveitado;
6 – Menos acúmulo de sujeira durante a execução da obra / reforma;
7 – Possibilidade de isolamento acústico no ambiente;
8 – Instalação rápida e baixo custo em relação as paredes tradicionais de alvenaria;
9 – Pode receber diversos tipos de revestimento: papel de parede, pintura, azulejos, pastilhas, tecidos, entre outros; 

Espessura das paredes de drywall

As espessuras mais comuns para paredes de drywall são de 73mm (com estrutura de 48mm), 95mm (com estrutura de 70mm) e 115mm (com estrutura de 90mm).

Quando faz-se necessário o isolamento térmico e acústico do ambiente, são inseridas mantas de lã mineral entre as chapas de metal, onde ficam localizados os perfis de aço.

Instalação hidráulica e elétrica

A instalação é muito simples e prática, pois todo encanamento e/ou fiação são passados entre as chapas, dentro dos perfis de aço e levados ao local exato para cada ponto.

Rebaixamento de teto / forro

Rebaixar o teto para garantir um espaço mais bonito com iluminação embutida é bastante comum em projetos de design de interiores. E o drywall permite realizar isso com muita beleza e sofisticação.

Versatilidade

Com o drywall é possível fazer diferentes forros e formatos, bem como, paredes curvas, nichos, estantes, divisórias e outros detalhes na decoração, possibilitando seu uso em qualquer local e projeto de interiores.

Fixação de móveis e outros elementos nas paredes

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é possível sim fixar quadros, prateleiras, armários suspensos e outros elementos nas paredes de drywall, desde que sejam utilizados parafusos e buchas específicas.  Enfim, qualquer ambiente pode ser transformado com o uso do drywall e contar com todas as suas vantagens. Vale a pena incorporá-lo no projeto de interiores e, de quebra, diminuir consideravelmente os custos com a obra e reforma!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *