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Você tem um negócio e tem se deparado com muitos desafios para gerir e acompanhar a sua equipe de vendas? Esse artigo é para você ficar atento aos erros mais comuns e tentar evita-los a todo custo.

Afinal, a boa condução da área comercial tem muito a dizer dobre os resultados de um negócio e as possibilidades ou não de sua evolução e amadurecimento.

Gostou? Fique por aqui e acompanhe os 6 erros mais comuns dessa área!

Líder operacional demais

Aqui estamos nos referindo a inversão no cotidiano dos gestores da área comercial. O que significa dizer que muitos ficam focados 90% do tempo em tarefas operacionais e táticas e somente 10% é investido em planos e ações estratégicas. Pode funcionar por um tempo muito curto. Claro, é necessário em determinados momentos, mas não é sustentável e leva a ineficiência.

Apagador de incêndios

Justamente por viver a maior parte do tempo no operacional, o líder não consegue realizar um bom planejamento. Entra em modo reativo e fica o tempo inteiro tentando apagar incêndios. Um sinal de ausência de modelo claro de gestão, sem painel de controle, indicadores de desempenho, treinamentos e reuniões de alinhamento e feedback, entre outros.

Não desenvolver a si mesmo e ao time de vendas

Ficar só exigindo que todos melhorem os resultados sem prepara-los suficientemente já é um indício de falha grave de gestão. O time precisa melhorar de nível através do exemplo em primeiro lugar. O líder tem que se atualizar a todo momento, fazer cursos e entender o nível de exigência do mercado. Todos juntos adquirindo novos conhecimentos, atitudes e habilidades.

Não definir um método de vendas próprio

Um negócio que não tem uma metodologia própria bem estabelecida, acaba de algum modo terceirizando o jeito de vender para o time. Ou seja: cada um faz da forma que achar melhor. Por isso que criar praticas, rotinas e alinhar as informações faz com que haja entendimento do que precisa ser feito, como e quando fazer. É importante usar indicadores de performance.

Falta de feedback

Esse aspecto é sempre visto nas pesquisas de engajamento, sendo uma das principais reclamações dos vendedores.  O gestor fala com frequência que está ocupado demais, que nunca dá tempo, vai ficar para outro dia, etc. Se esse tipo de conversa não é prioridade, o que viria a ser? Melhor mesmo é parar com esse ciclo vicioso, dar feedbacks mensais para melhorar o desempenho, manter a equipe motivada e obter resultados mais robustos.

Falha no processo de recrutamento e seleção

A inconsistência no momento de contratar é um problema sério para os gestores da área comercial. Eles precisam ser mais criteriosos e exigentes. É melhor deixar uma vaga aberta por mais tempo para ter mais chances de acertar na escolha. Afinal, a pressa pode colocar tudo a perder e ainda custar muito caro. Sabe aquele entra e sai de vendedores que causa instabilidade e insegurança? É uma situação muito desgastante e deve ser evitada.

Esperamos que tenha gostado do artigo e o mesmo sirva para que você possa melhorar como gestor da área comercial e formar um time de vendas competente e comprometido!

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