Não importa se o apartamento que você mora é grande ou pequeno, próprio ou alugado, acredite: sempre existirão maneiras diferentes e criativas de decorá-lo com muito bom gosto e economia!
Basta que você tenha o mínimo de conhecimento das atuais práticas adotadas pelos designers de interiores para fazer a transformação no seu lar acontecer de forma descomplicada.
Quer saber como? Acompanhe nosso artigo de hoje e se inspire com dicas incríveis para decorar o apartamento lindamente, sem ter que gastar muito dinheiro para isso.
Reaproveite móveis/peças antigas
Muitas vezes, ao visitar o apartamento de um amigo ou parente, ficamos impressionados e logo pensamos: quanto dinheiro foi gasto nessa decoração? Porém, podemos estar bem enganados.
Afinal, o reaproveitamento de móveis e objetos tem sido bastante utilizado em projetos de design de interiores, gerando economia e renovação de itens que seriam descartados desnecessariamente.
Por exemplo, a grade de um berço pode virar uma estante para o home office, um cofre pode se transformar em um charmoso criado-mudo, a velha mala em mesa de apoio, caixotes em caminhas para pets, baú numa estilosa mesa de centro e por aí vai. São muitas as possibilidades!
Aproveite os brechós e bazares
Há quem não goste de bazares e brechós, não é mesmo? Mas a verdade é que já faz um bom tempo que esses locais deixaram de vender objetos e móveis irrecuperáveis ou com pouca vida útil.
Atualmente, existem até lojinhas de luxo desse tipo, com peças caras á preços bem abaixo do mercado. Além disso, você pode encontrar itens exclusivos e diversos tipos de móveis para decorar o apartamento com muita personalidade.
Garimpar artigos de decoração é uma tendência que veio realmente para ficar! Então, se você gosta de relíquias e de um estilo mais vintage, aproveite e abuse sem moderação dos brechós e bazares da sua cidade!
Escolha a cor ideal para cada ambiente
https://www.bucalo.com.br/p/dimensions-vertical#219592
A escolha das cores é um aspecto fundamental na hora de decorar o apartamento. A prova disso é que os profissionais precisam estudar técnicas para fazer escolhas que tenham a ver com o estilo da decoração e intenção dos moradores.
De fato, dependendo do revestimento e/ou pintura empregados nas paredes, por exemplo, o ambiente pode parecer menor ou maior, ficar monótono ou alegre, discreto ou chamativo…Enfim.
Sendo assim, o ideal é utilizar as cores com moderação e proporção. Se três paredes foram pintadas com um tom neutro, você pode aplicar na quarta um papel de parede em tonalidade mais escura ou expressiva.
https://www.bucalo.com.br/p/lionel-moment
Isso também vale para os objetos de decoração, cujas cores devem combinar com o visual do espaço, tornando-o harmonioso e equilibrado, convidativo e bastante confortável.
Utilize móveis práticos e versáteis
Nada melhor do que decorar o apartamento com móveis práticos e versáteis. Além de economizar espaço, eles podem reduzir seus custos com a decoração, principalmente os modelos que exercem duas ou mais funções no ambiente.
Que tal trocar uma mesa de centro tradicional por um modelo feito de palete que serve para descansar as pernas e colocar objetos? E na cozinha, investir no cooktop e forno embutidos, otimizando o espaço?
Se você mora em um apartamento em que o quarto é separado da sala por uma estante, outra excelente dica é apostar num painel giratório. Assim você consegue economizar tendo um só aparelho!
O que achou do nosso artigo e de conhecer algumas práticas adotadas pelos designers de interiores para decorar o apartamento? Deixe aqui a sua opinião!
Gostou? Deixe seu comentário