O tema decoração está sempre em alta, principalmente nas redes sociais. E quando uma tendência surge, não tem jeito, cai no gosto das pessoas e se torna viral. Esse é o caso da decoração escandinava. Certamente você já deve ter ouvido falar por aí.

Projetos que contemplam esse estilo priorizam cores claras, iluminação natural, amplitude, linhas retas, simplicidade e um toque especial de personalidade. Normalmente são associados a dois conceitos bem atuais: clean e minimalista.
Por dentro da decoração escandinava

A decoração escandinava esbanja charme e elegância. A ideia é a criação de ambientes discretos, funcionais e aconchegantes, sem exageros. As principais cores ligadas ao estilo são: cinza, branco, bege e os clássicos tons pastéis.

Essas características podem aparecer em diversas versões. No piso, paredes, adornos, acabamento dos móveis e tantos outros objetos utilizados para compor ou complementar os espaços.

A madeira é uma grande referência ao estilo. Itens que remetem a natureza também. Quer saber como misturar elementos, montar uma decoração escandinava e trazer novos ares para a sua casa? Vamos te ajudar com dicas preciosas!
Saiba harmonizar as cores

Ter sensibilidade para escolher a paleta de cores na decoração escandinava é fundamental. Afinal, a harmonização faz toda a diferença quando se deseja ser totalmente fiel ao estilo.

As tonalidades neutras são as mais utilizadas. Mas você pode empregar cores que se destacam um pouco mais, contanto que seja nos pequenos detalhes de tecidos, quadros, puxadores e acabamentos de móveis, por exemplo.

Ao aplicar tons pastéis nos espaços, opte pela suavidade do azul, amarelo, rosa, verde ou salmão. Vista seu lar com combinações que tenham a ver com o estilo, mas sempre com pinceladas de sua personalidade.
Gere equilíbrio com estampas e texturas

Na decoração escandinava, fibras naturais, texturas e estampas leves surgem para tornar o visual, que é por si só simples e discreto, mais charmoso. Algumas opções são: almofadas de linho, revestimentos de tijolo claro e vasos/cestos de vime.

O papel de parede é outro recurso que vem sendo empregado nesse tipo de decoração de interiores, até mesmo com estampas geométricas em cores neutras e que contribuem para a sensação maior de amplitude.

Tudo que citamos acima vai servir não somente para tornar o ambiente bonito, mas sobretudo para refletir uma atmosfera agradável, acolhedora e intimista na medida certa. É só achar o equilíbrio!
Capriche na escolha dos móveis

Um aspecto interessante da decoração escandinava é o conceito minimalista que está por trás dela. Não há espaço para exageros e extravagâncias. A concepção é de ambientes com poucos móveis e sem poluição visual.

Assim, fica muito mais fácil escolher modelos funcionais, mas sem abrir mão de um design diferenciado e moderno. Algumas características são marcantes, como: cadeiras personalizadas, sofá e poltronas com pés palito, linha retas e simples.

Quanto aos materiais, a madeira em tonalidade clara fica excelente, assim como, ferro, cobre e pequenos adornos metalizados. Vasos de planta em cimento queimado é mais um detalhe que deixa a composição interessante.
Potencialize a sensação de amplitude

Outra marca registrada da decoração escandinava é a valorização da luz natural em todos os espaços. Aliar isso a escolha de cores claras e uma iluminação branca, geral e focal, potencializa a sensação de amplitude.

Nesse caso, dê preferência a cortinas em tecidos leves e transparentes para não criar barreiras à entrada do sol. Se for usar arandela, spot, abajur ou recurso similar, escolha lugares estratégicos para criar harmonização no ambiente.
E aí, curtiu nossas dicas? Que tal começar com a escolha do papel de parede? Na Bucalo você encontra modelos lindos e que combinam perfeitamente com a decoração escandinava. Aproveite!
Gostou? Deixe seu comentário