0

A Curva ABC de produtos pode ser uma poderosa aliada na gestão do seu estoque. Ela representa as categorias de produtos com base em sua relevância nos resultados das vendas.

Ao utilizar a Curva ABC, você será capaz de fazer aquisições mais assertivas, evitar itens parados e ainda reduzir custos desnecessários para o seu negócio.

Vamos entender melhor sobre a Curva ABC?

Classe A

É o agrupamento de uma porcentagem de produtos responsável por uma grande parcela do faturamento e lucros da empresa. Geralmente esses itens são responsáveis por 80% das vendas.

Classe B

Essa é a classe intermediária, que representa o segundo percentual mais relevante e promissor para o negócio. Nela estão os produtos que correspondem a 15% do total das vendas realizadas.

Classe C

Aqui temos a classe de menor representatividade, que contribui apenas com um percentual de 5%sobre as vendas, faturamento e lucros. São os produtos que tem pouco giro no estoque.

Vantagens de aplicar a Curva ABC na gestão de estoque

Estoques mais coerentes

Como um dos pontos da gestão de estoque está ligado ao giro dos produtos, a análise e aplicação da Curva ABC passam a direcionar melhor o setor de compras para que os pedidos sejam feitos de acordo com a demanda apresentada. 

Aquisições mais assertivas

Tendo um estoque mais coerente com a demanda, fica mais fácil reduzir a taxa de rupturas que acontece quando a venda deixa de ser feita pela falta de produtos. O mesmo vale para os produtos com pouca saída, sendo possível evitar seu excesso.

Capital de giro bem empregado

Devido à maior nível de assertividade nas aquisições dos produtos para seu estoque, o capital de giro passa a ser melhor empregado, sendo usado para a compra dos itens que realmente são necessários.

Implementação da Curva ABC na gestão de estoque

1 – Comece fazendo uma lista de todos os itens que você vende e que estão em estoque na loja: valor unitário, as saídas e o faturamento de cada um deles. Considere o período de três meses.

2 – O próximo passo é fazer o cálculo da porcentagem de contribuição de cada produto em relação ao faturamento total. Digamos que este seja de 100 mil e que o produto X corresponde a 40 mil. Temos: 40 x 100 /100 = 40%.

3 – Feito o cálculo, você consegue agrupar todos os produtos por sua ordem de importância para a loja. Trata-se de uma medida simples que certamente influenciará positivamente nos resultados.

4 – Aqui o objetivo é melhorar as estratégias de marketing e vendas, potencializar cada vez mais os produtos da classe A, maximizar as vendas da classe B e buscar maneiras de despertar o interesse nos produtos da classe C. Seguindo os passos acima, você conseguirá criar políticas de precificação de acordo com a porcentagem de contribuição, gerenciar melhor o ciclo de vida dos produtos em estoque e renovar continuamente o mix com base na avaliação da demanda.

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *