O lançamento de ações promocionais no varejo requer um estudo minucioso de mercado, análise do comportamento do consumidor e um planejamento adequado para mensurar resultados, concorda?
E claro, cuidar de todos os aspectos do processo envolvido nestas campanhas demanda tempo e muita atenção aos detalhes. Afinal, o tempo destinado a tais cuidados influenciam diretamente no alcance dos objetivos e metas.
No artigo de hoje falaremos de algumas métricas que ajudarão você a mensurar resultados das suas ações promocionais. É só conferir e começar a colocá-las em pratica aí na sua loja. Vamos nessa?
Muito além do preço
Ter sucesso em uma campanha promocional vai muito além da redução de preços dos produtos ofertados. Entre as diversas variáveis que atestam a sua eficácia, estão os canais de comunicação e divulgação.
Estes devem permitir que a marca se comunique de forma atraente, sincera e amigável com sua audiência. Para que isso aconteça é necessário considerar a finalidade da ação promocional.
Gerar leads? Fidelizar clientes? Reduzir estoque? Objetivos bem definidos contribuem para mensurar os resultados pretendidos. É preciso existir coerência entre estes e as estratégias estabelecidas para alcançá-los até o fim do processo.
Indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho servem justamente para mensurar os resultados de uma campanha promocional, seja em loja física ou online. Através deles é possível saber o que funciona e o que pode ser melhorado.
Concorrência
O estudo dos concorrência podem ditar o ritmo das ações, bem como a sua frequência. Então mergulhe no que vem sendo feito com êxito para aprimorar ou adaptar a realidade da sua marca. Sempre incluindo diferenciais.
Retorno sobre investimento
Não dá pra pensar em colocar em pratica ações promocionais sem estabelecer um retorno interessante sobre o investimento com marketing, estoque, logística, entre outros aspectos. Tudo precisa ser registrado para definir a margem de lucro desejada.
Sazonalidade
Voltar a atenção para esse ponto é fundamental para mensurar resultados das suas ações promocionais. Comparar o que foi feito nos anos anteriores, em x datas e o que é possível fazer de forma diferente para evitar erros no processo.
Ticket Médio
É bastante comum que um dos objetivos estabelecidos nas campanhas promocionais seja o aumento do ticket médio, concorda? Principalmente em lojas que tiveram uma baixa considerável nas vendas.
E se o seu objetivo for exatamente este, aumentar o valor pago pelo cliente em cada compra, é essencial definir a porcentagem de aumento e como fazê-la crescer ainda mais após a promoção. Um pós-venda eficiente ajuda muito.
Tudo que falamos aqui exige um planejamento criterioso, treinamento da equipe de vendas, aposta na divulgação segmentada e muita interação com o consumidor em todos os canais de atendimento. Além disso, foco e persistência.
Mensurar resultados das suas promoções requer um olhar atento, reparação de erros e implementação de novas estratégias sempre que for necessário. Então saia da zona de conforto e arrisque para aprender cada vez mais com o seu negócio!
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