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Muitos lojistas ainda não possuem um cadastro de clientes na loja e acabam deixando de obter informações importantes sobre os compradores. Seja por achar que dá muito trabalho ou acreditar que não oferece um retorno significativo para o negócio.
Mas saiba que pensar dessa forma é um erro, já que trabalhar com um cadastro de clientes e mantê-lo sempre organizado é um dos aspectos determinantes para criar boas estratégias de vendas e alcançar as pessoas certas.
Um ótimo exemplo disso: se você tiver os dados pessoais atualizados e o histórico de compras dos clientes, fica muito mais fácil direcionar campanhas promocionais que possam despertar seu interesse.
Motivos para ter um cadastro de clientes ativo na loja
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1 – Comunicar as novidades: com os dados pessoais e de contato dos consumidores é possível deixá-los a par das novidades que estão por vir, o que facilita a procura e aquisição dos lançamentos da loja;
2 – Oferecer produtos complementares: através do histórico de compras se consegue sugerir produtos que combinam com outros comprados anteriormente. Trata-se de uma boa estratégia para promover a fidelização;
3 – Melhorar o pós-venda: uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente, reforçar o valor da sua marca, abrir espaço para feedbacks e entender um pouco mais sobre seus gostos e preferências;
4 – Personalizar a comunicação: ter a oportunidade de individualizar e/ou segmentar através da criação de perfis ou grupos de interesse, por faixa etária, gênero e/ou tipo de produto mais procurado, por exemplo.
5 – Ter referências seguras para segmentar campanhas de marketing, criar estratégias para aumentar o ticket médio e montar um mix de produtos mais adequado ao público-alvo.
Um cadastro de clientes serve para atender a inúmeras finalidades como: análise de compras efetuadas por período, valores gastos, definição do perfil de cliente, apoio na criação do mix de produtos, etc.
Como organizar o cadastro de clientes?
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Para começar você deve contar com uma boa ferramenta de gestão. Um sistema adequado permitirá maior controle do cadastro de clientes e integração entre todos os setores. Assim, ficará mais fácil utilizar informações dos clientes.
Além disso, você conseguirá gerar relatórios e descobrir padrões de consumo, mudanças de comportamento, nível de receptividade das ações promocionais, perfis predominantes de consumidor e muito mais.
Além de registrar os dados pessoais, de contato e compra, é importante incluir informações sobre o nível de satisfação dos clientes, reclamações, sugestões e feedbacks, para melhor atender necessidades futuras.
Não tem segredo. Para criar um banco de dados consistente, solicite as informações no ato da compra, faça enquetes nas redes sociais ou por e-mail, disponibilize um formulário no site e trabalhe com networking.
E não se esqueça de tratar os dados registrados, certo? Para padronizar referências, evitar duplicidade e excluir informações desnecessárias. Crie diretrizes e defina categorias. Tendo esse cuidado, o acesso será rápido e a localização precisa!
Quando for busca por documentos, endereços, telefones ou qualquer informação importante, já terá a segurança de que estarão no formato adequado para que você consiga usá-los imediatamente.
Por hoje é só! Esperamos que esse artigo te motive a montar um cadastro de clientes na sua loja e que você saiba aproveitá-lo para aumentar o volume de vendas, gerar maior fidelização e, de quebra, recuperar uma boa parte de clientes inativos. Sucesso sempre!
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