0

Criar espaços monocromáticos é uma maneira autêntica e criativa de decorar a casa, mas é preciso considerar alguns aspectos para não deixar o visual carregado e também para evitar arrependimentos.

Afinal, se a intenção é dar uma cara nova e trazer boas energias para o lar, nada melhor do que pensar com cuidado em todos os detalhes que farão parte da decoração, para conseguir transmitir boas sensações, não é mesmo?

E esta é justamente a grande questão quando surge o desejo de montar um ambiente monocromático: Como eleger uma cor como protagonista e saber trabalhar bem com suas diferentes camadas e versões?

Não se preocupe! Hoje você vai descobrir como usar nuances da mesma cor sem exageros para criar espaços monocromáticos bonitos e extremamente acolhedores. Vamos as dicas?

Como criar ambientes monocromáticos sem carregar o visual

https://www.bucalo.com.br/p/textuart-linen#92813

Se o padrão monocromático tem uma única cor como predominante, a melhor maneira de evitar que o espaço fique com um visual carregado é escolher uma cor que você já gosta e usar tons e sombras dessa mesma cor de forma harmoniosa.

Desse modo, é possível fazer muitas variações na composição, usando versões mais claras e suaves da mesma cor (matizes), criando um degradê sutil, evitando assim, que o ambiente fique sem graça e monótono.

Outro aspecto a ser considerado na criação de um ambiente monocromático é tirar a sensação de peso através da inclusão de algumas estampas e texturas. Elas deixam o visual interessante, com padrões irregulares e toque de preto ou branco como detalhes.

Qual a melhor cor para ambientes monocromáticos?

https://www.bucalo.com.br/p/alta-gamma-home-3-shadow#24971

A princípio, qualquer cor pode ser o ponto de partida para uma decoração monocromática, certo? Mas tratando-se de um projeto de interiores, a moderação e o equilíbrio são fatores primordiais.

O primeiro passo é levar em conta o cômodo que será decorado. Se é uma sala, um quarto, home office, entre outros. Feito isso, pensar na cor desejada e que tipo de sensação ela pode despertar. Relaxamento, entusiasmo, descompressão…

https://www.bucalo.com.br/p/gina-graf#6703-50

Nuances leves de cinza, azul ou verde, por exemplo, despertam tranquilidade e sossego, sendo mais indicadas para salas de estar e quartos. O laranja e o amarelo, estimulam a criatividade e aguçam o paladar, sendo perfeitas para atividades produtivas, áreas de lazer infantil e cozinhas.

Mesclar tonalidades escuras e claras pode surtir um excelente efeito num ambiente monocromático, seja por meio de quadros, obras de arte ou acabamento dos móveis e papéis de parede.

Posso usar uma paleta neutra?

https://www.bucalo.com.br/p/imagine-shiny#31757

Você pode também optar por um espaço totalmente neutro, sem problemas. Cores como marrom, bege ou cinza podem estar presentes na decoração monocromática. Assim como, os tons pastéis, que preenchem os espaços com muita delicadeza.

Inclusive, se você reside em uma casa ou apartamento alugado e não pode modificar as cores dos pisos, paredes e demais estruturas, os tons neutros serão fortes aliados na decoração, elegendo uma cor como protagonista.

O ambiente monocromático dá uma ideia de unidade, envolvendo os moradores em diferentes percepções e sensações, não é mesmo? Inspire-se com os papéis de parede Bucalo para transformar a casa do seu jeito!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *