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Com a consolidação das compras no meio digital como hábito do consumidor antenado e moderno, marcas que desejam se destacar devem encontrar estratégias igualmente atuais, não é verdade?

Afinal, um e-commerce de sucesso precisa hoje em dia de muito mais do que um produto excelente e/ou essencial. É importante também que os gestores se dediquem inteiramente ao cliente em sua jornada de compra.

Nesse sentido, a experiência do cliente vale muito. E o que eles esperam? Ter suas expectativas e necessidades atendidas. O que ainda não acontece com boa parte das empresas, pois ainda não são capazes de proporcionar experiências memoráveis.

O conceito de experiência do cliente é amplo, mas, em resumo, refere-se ao conjunto de impressões, sensações, conclusões e opiniões geradas a partir da aquisição de produtos ou serviços de uma empresa.

Esse modelo de negócio, que preza pela experiência positiva do consumidor, inclui resposta rápida a possíveis dúvidas, interação constante nas redes sociais, site de fácil navegação, criação de pacotes personalizados, produtos embalados com carinho e dedicação e por aí vai.

Todas essas ações tendem a estreitar o relacionamento com o cliente. E o resultado é uma experiência bastante satisfatória, agradável, que acaba gerando fidelização e anseio por mais.

Estratégias que ajudam a melhorar a experiência do cliente

1 – Otimização da página: o e-commerce deve contar com tempo mínimo de carregamento, design intuitivo e completamente integrado ao KV da marca, mensagens e informações claras e todas as ferramentas necessárias para facilitar a jornada de compra;

2 – Otimização da jornada de compra: passos coesos e simples na compra, segurança de dados, notificações via e-mail, parceria com boas transportadoras e tantos outros aspectos que envolvem a jornada de compra são fundamentais para a experiência do cliente;

3 – Qualidade e usabilidade dos produtos comercializados: os produtos oferecidos no e-commerce podem ser pensados para ter embalagens não só bonitas, mas também com informações bem detalhadas e organizadas, manuais de fácil compreensão e facilidades na utilização;

4 – Técnicas de Follow-up: a relação da empresa com o cliente é melhorada e estreitada quando existe um efetivo acompanhamento antes e no pós-venda dedicado a experiência do cliente. Para tal, é preciso possuir um time de atendimento atento, bem treinado e sincronizado. Quanto mais conhecido um e-commerce se torna, muito maior é a necessidade de se destacar, não é verdade? E isso só será possível, se a experiência do cliente for maravilhosa e completa. Esta pode ser a diferença entre a estagnação e o sucesso da sua marca!

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