0

Já parou para pensar que o design de ambientes corporativos era completamente diferente do implementado atualmente? Isso porque, não se tinha a noção da necessidade de descontração e humanização no espaço de trabalho.

Até pouco tempo atrás, o que imperavam eram os móveis e elementos decorativos em cores sóbrias e neutras. Tudo era pensado para evitar qualquer tipo de distração por parte dos colaboradores.

Hoje sabemos que um ambiente confortável, acolhedor e com uma estética agradável, fazem com que os profissionais se sintam melhor, convivam melhor com seus colegas e produzam muito mais.

Mas, afinal, quando o assunto é design corporativo, o que as empresas buscam hoje em dia?

As empresas modernas buscam adaptar estruturas, cores, móveis e salas aos seus funcionários, com o auxílio de profissionais que possam criar projetos exclusivos, autênticos, que contem uma história e transmitam o conceito da marca.

https://www.bucalo.com.br/p/sphere-camada#SE20562

A ideia é montar um ambiente que supra as necessidades da empresa, criar espaços funcionais que propiciem bem-estar, conforto e não ofereça barreiras para o bom desemprenho e produtividade.

Planejamento do projeto

Como já dissemos, a noção de arquitetura e design para empresas mudou muito nos últimos anos. Por isso, os profissionais envolvidos devem pautar seu trabalho a partir do cenário atual desse segmento.

https://www.bucalo.com.br/p/factory-iv-industrial-painel#429749

Um projeto de design corporativo bem planejado, prioriza estimular a interação e comunicação saudável entre colegas, com o uso adequado da iluminação natural e outros recursos que gerem sensação de acolhimento e pertencimento, por exemplo.

Disposição de móveis e ergonomia

A tendência é deixar de lado bancadas com divisórias e tonalidades frias para abrir espaço para mesas grandes centrais que possam ser compartilhadas, salas de reunião com vidro transparente, espaços informais estilo canto alemão, entre outros.

Além disso, disponibilizar armários e/ou nichos para que os funcionários organizem seus pertences pessoais e de trabalho é fundamental. E que tal uma ducha? Um espaço para o descanso? São detalhes que contribuem muito para a humanização do ambiente!

Tudo isso sem esquecer do aspecto ergonômico no trabalho, com a adequação de mesas, cadeiras, aparelhos e instrumentos que ofereçam o devido conforto, previna acidentes e doenças específicas para cada tipo de atividade executada.

Tonalidades de móveis e paredes

https://www.bucalo.com.br/p/imagine-cubic#31747

As cores tem o poder de despertar sensações e as mais variadas emoções nos seres humanos. Sendo assim, um escritório decorado somente com cores frias ou escuras, pode estimular a apatia, o desânimo e a procrastinação.

Tonalidades quentes, por sua vez, como o amarelo e laranja, costumam despertar a atenção e criatividade. São perfeitas para agências de publicidade, marketing e tecnologia. Sem excessos, é claro.

Em um design corporativo, de forma geral, o ideal é equilibrar o colorido com tonalidades neutras de cinza, marrom, bege e branco, priorizando o conforto visual de todos que estão presentes.

Iluminação do espaço

Um local de trabalho escuro ou com pouca iluminação natural não é recomendado de forma alguma, pois além de deixa-lo com um aspecto sombrio, prejudica a produtividade da equipe.

Então, a iluminação natural deve ser valorizada ao máximo num projeto de design corporativo. Uma boa dica é contar com cortinas e janelas que controlem adequadamente a incidência de luz.

Deve-se evitar o uso de lâmpadas brancas fluorescentes, uma vez que podem incomodar os colaboradores. As lâmpadas de LED produzem uma luz mais quentee são mais econômicas, sendo uma excelente opção.

Você é profissional da área e está em busca de recursos para deixar o seu projeto de design corporativo impecável? Conheça todas as opções de papel de parede Bucalo em nosso site!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *