0

Na hora de contratar um profissional para fazer aquela transformação em sua casa, é importante que você entenda as etapas envolvidas na formulação e execução de um projeto.

Além de facilitar o diálogo com o designer/decorador, garantido que tudo seja realizado com a máxima transparência, você se sentirá menos ansioso e muito mais confiante e seguro.

Acompanhe agora as principais etapas envolvidas num projeto de decoração de interiores!

1 – Tudo começa pela consultoria do projeto, na qual o profissional estabelece um diálogo com o intuito de entender as necessidades do cliente, propor e discutir ideias, entre outros.

2 – As informações são anotadas e revisadas em conjunto. Muitas coisas são levadas em consideração: o estilo de vida, personalidade, gostos pessoais e, claro, o orçamento que se tem disponível.

3 – A bagagem técnica e criativa entra em cena para que sejam apresentadas as melhores soluções, elementos mais adequados ao projeto, sempre baseando-se no perfil do cliente e suas preferências.

4 – Chegou o momento de planejar o layout, iluminação e todos os detalhes. Para isso, tira-se as medidas do espaço e utiliza-se os conceitos fundamentais de estética, funcionalidade personalização.

5 – Ainda é realizado o levantamento dos pontos hidráulicos e/ou elétricos do cômodo que será decorado e, assim, identificar a necessidade de incluir pontos adicionais, por exemplo.

6 – Outro passo muito importante na criação de um projeto de decoração de interiores é a escolha da paleta de cores, materiais, revestimentos, móveis e acabamentos. Isso precisa ficar bem claro e especificado.

7 – Durante o desenvolvimento do projeto, o profissional faz o estudo preliminar (como nos referimos acima), apresenta as propostas de layout, projeto executivo eo 3D para uma visualização realista do espaço.

8 – Lembrando que nem sempre o designer/decorador se envolve em todas as etapas. Ele pode cobrar, por exemplo, somente pela consultoria do projeto. Tudo vai depender das intenções do cliente.

9 – O ideal é que ele tenha participação em todas as fases, justamente para o cliente se sentir seguro e também evitar lá na frente erros no projeto. O 3D não tem problema se for terceirizado por um profissional parceiro.

10 – Quando tudo estiver devidamente aprovado pelo cliente, inicia-se- a etapa de execução do projeto com outros profissionais. Se tiver acordado, o designer faz o acompanhamento até a sua finalização.

Essas são as principais etapas na criação de um projeto de decoração de interiores. Tentamos abordar alguns aspectos de forma resumida, simples e de fácil compreensão.

Afinal, só é possível saber dos mínimos detalhes no decorrer do desenvolvimento do projeto, não é mesmo? Estando envolvido plenamente no processo de criação e execução!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *