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Existe um princípio essencial que define um bom gerenciamento de estoque de loja online: tenha um estoque grande o suficiente para atender a demanda e compacto o bastante para não perder o controle e ter prejuízos.

Parece um tanto contraditório, não é verdade? Mas o que esse princípio afirma é que é necessário sempre manter um estoque controlado e equilibrado todo o tempo.  E para que isso dê certo, é preciso conhecer os principais tipos de estoque.

Assim, fica mais fácil escolher o modelo que mais se encaixa no seu e-commerce e fazer seu negócio andar sem entraves ou maiores problemas. Confira abaixo os 5 tipos de estoque para usar no seu e-commerce!

Estoque físico único

Esse tipo de estoque é muito parecido ao de uma loja física, com disponibilidade de itens a pronta entrega de acordo com a demanda. Sua maior vantagem é permitir uma gestão única, com concentração em apenas um local de distribuição.

Por outro lado, o controle de estoque deve ser feito de forma detalhada e rigorosa, de modo a evitar falhas de logística, perdas e atraso nas entregas em áreas/regiões mais distantes.

Estoque descentralizado

Como o anterior, esse também é um tipo de estoque físico, com a diferença que nele ocorre a descentralização dos espaços de distribuição, que podem ficar espalhados em diversos locais.

Seu ponto forte é a agilidade, velocidade na entrega e a possibilidade de estabelecimento de prazos menores. Outro ponto positivo é a redução de custos com transporte, pois o produto sempre partirá do estoque que estiver mais próximo do cliente.

Mas existe um custo adicional para manter vários espaços, armazenagem de produtos, integração entre estoques, etc.

Estoque compartilhado

Esse modelo de estoque é ideal para quem trabalha com loja física e online ao mesmo tempo, pois acaba gerando economia em termos de armazenagem e logística pela divisão total do espaço.

Nesse caso, no entanto, a gestão de estoque precisa ser anda mais rígida e controlada para garantir que itens indisponíveis não sejam vendidos, por exemplo. A atualização tem que ocorrer em tempo real por meio de um bom sistema.

Estoque consignado

Essa opção de estoque é recomendada para lojas que começam vendendo produtos novos no mercado, que ainda não foram devidamente validados e não possuem estatísticas consideráveis de vendas.

Consignar significa que o varejista mantém produtos armazenados por um determinado período e, caso não consiga vendê-los, efetua a devolução para o fornecedor ou distribuidor.

Estoque terceirizado

Aqui temos duas modalidades. O estoque terceirizado em que o fornecedor fica responsável pelo estoque e pela entrega dos produtos ao consumidor. E o estoque terceirizado em que somente o estoque é de responsabilidade do fornecedor.

Nesse último, os produtos são entregues de acordo com a demanda da loja, que deve efetuar o envio para seu cliente. Sem controle de estoque, certo? Mas tem que haver uma excelente logística.

Tendo um conhecimento maior sobre os tipos de estoque para e-commerce, é possível entender qual é o mais adequado para o seu tipo de negócio. Estude bastante sobre o assunto para tomar a melhor decisão!

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