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A metodologia OKR surgiu para ajudar as empresas a definirem objetivos com clareza e praticidade, bem com determinar resultados que facilitem seu alcance. Sua principal finalidade é simplificar o processo de gerenciamento de metas e desempenho, visando o crescimento do negócio.

Para implementar a metodologia, é necessário primeiro estabelecer objetivos claros e realistas, que serão sempre qualitativos. Feito isso, é preciso criar um conjunto de resultados-chave, que serão sempre quantitativos.

Veja os exemplos abaixo:

Objetivo: oferecer uma excelente experiência aos consumidores/clientes. Resultados-chave:

1 – Reduzir o tempo de resposta em 50% em todos os canais de comunicação da empresa;

2 – Manter uma taxa de resolução de problemas em pelo menos 90%;

3 – Aumentar a taxa de recompra de 40% para 60% no período de 1 ano.

Objetivo: contratar mais 5 funcionários no próximo semestre. Resultados-chaves:

1 – Selecionar 40 currículos em até 4 semanas;

2 – Entrevistar 20 candidatos durantes 2 semanas;

3 – Escolher os 5 melhores para contratação.

Em ambos os casos, podemos ver que os objetivos tem caráter qualitativo, mas os resultados-chaves são quantitativos. O que significa dizer que esses últimos podem ser medidos com transparência e clareza.

Vantagens dos OKRs para sua empresa em 2022

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Metas ágeis e ambiciosas

Os OKRs tornam possível o estabelecimento de metas ágeis. Sendo assim, fica muito mais fácil adaptar-se a ciclos menores e ajustar o desempenho durante o tempo. Eles também podem ajudar a atingir objetivos mais desafiadores.

Foco e priorização

Os objetivos contribuem para aumentar o foco, não é mesmo? Dessa forma, os OKRs podem estimular ainda mais o empenho do time no cumprimento de metas e na priorização dos resultados. 

Simplicidade e transparência

A metodologia OKR é simples e deve ser bem compreendida por toda equipe envolvida no processo. Essa transparência permite a identificação de qualquer inconsistência e contradição, favorecendo excelentes resoluções.

Modelo bidirecional de metas

A abordagem bottom-up é um dos pilares do OKR, ou seja, o time tem um papel ativo na criação de objetivos e resultados-chave. Nesse sentido, o conhecimento e a experiência de cada membro são levados em consideração, acelerando o crescimento da empresa.

Dicas para aplicar a metodologia dos OKRs?

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1 – Crie objetivos claros e realistas para o seu negócio;

2 – Determine prazos mais curtos;

3 – Acompanhe de perto o desempenho e resultados;

4 – Não exagere na quantidade de objetivos e resultados-chave de uma só vez;

5 – Sempre compartilhe os resultados com seu time;

6 – Mude estratégias de alcance se necessário.

Mantenha os ritmos alinhados

Os OKRs permitem criar objetivos e resultados de longo prazo (para a empresa como um todo, trabalhados anualmente. E também de médio prazo (para equipes), podendo ser medidos trimestralmente. Ou ainda de curto prazo, quinzenalmente, por exemplo. para uma maior compreensão do desempenho.

Conte para gente: Você já adotou essa metodologia na sua empresa? Você tem conquistado bons resultados? A motivação e comprometimento do time tem aumentado? Deixe aqui seu comentário.

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