0

É inegável que estamos vivendo uma época de muitas mudanças, em que a tecnologia é uma forte aliada, inclusive no cenário comercial. Afinal, desde que surgiram os primeiros e-commerces, comprar se tornou mais fácil e pratico e, com certeza, um grande desafio para os lojistas.

Antigamente se alguém desejasse abrir uma comércio, a única opção disponível era a loja física. Atualmente a situação é bem diferente, porque o meio digital ampliou as possibilidades, se tornou uma porta de entrada para quem decidiu embarcar recentemente no universo do empreendedorismo.

Se você tem dúvidas ou deseja entender um pouco mais sobre o assunto, fique por aqui e conheça as principais vantagens da loja física e do e-commerce. Lembrando que as duas modalidades podem caminhar juntas ou não, tudo vai depender da forma que você pretende tocar seu negócio. É uma decisão individual.

Vantagens da loja física

C:\Users\CLAUDINEI\Pictures\Cliente-oculto.jpg

Muitas pessoas ainda sentem prazer em andar pelas ruas e fazer umas comprinhas, não é mesmo? E uma loja física permite essa proximidade com os consumidores, principalmente para aqueles que tem a necessidade de conferir de perto, tocar e/ou experimentar os produtos.

Outro ponto é que para muitos deles ainda é fundamental receber um atendimento presencial, que lhe possibilite tirar dúvidas, obter informações precisas sobre cada item e até mesmo contar com a ajuda de um vendedor para fazer as melhores escolhas, tudo de imediato. 

Outro aspecto positivo da loja física considerado por muitas pessoas é a inexistência de frete. Isso acaba influenciando bastante na hora de escolher onde comprar. Custo adicional (muitas vezes alto) acaba sendo o responsável pelo abandono de carrinho no e-commerce, por exemplo.

A oportunidade de conhecer a loja antes de realizar uma compra, conferir materiais, cores, tamanhos e a qualidade dos produtos ali expostos é outra vantagem da loja física. Ou seja, a experiência é mais real do que visualizar na tela, como ocorre em lojas virtuais.

A questão da segurança ainda reflete muito na preferência dos consumidores em efetuar compras em loja física. Além disso, ter um local que facilite/agilize a troca ou a devolução de produtos, permite criar laços de confiança para o retorno em outras ocasiões.

Vantagens do e-commerce

C:\Users\CLAUDINEI\Pictures\maiores-empresas-mercado-e-commerce-brasil.jpg

O e-commerce veio realmente para ficar, tendo em vista as exigências do mundo moderno e das novas gerações de consumidores. Trata-se de um modelo em expansão pelas vantagens que apresenta. Uma delas é a chance de receber os produtos na comodidade de casa, de forma simples e prática.

Sem falar nos custos envolvidos, que são menores dos que de uma loja física. Mesmo que existam gastos com hospedagem, plataforma, criação de site, marketing, embalagens e toda parte de logística, ainda sim, compensa muito, seja para iniciar um negócio do zero ou conciliar os dois canais de vendas.

Outro aspecto que impacta na decisão de compra é a disponibilidade. Um e-commerce permanece aberto 24h, todos os dias da semana. O que significa dizer que o consumidor pode realizar compras a qualquer momento. É uma grande vantagem poder vender sem ter restrição de horário.

Vale ressaltar a questão da praticidade. Na loja virtual pode-se comprar de forma simples, sem se deslocar para um PDV, pegar trânsito e ter que lidar muitas vezes com vendedores insistentes. Além disso, há uma grande variedade de produtos, é possível comparar preços e custos com frete.

No e-commerce a descrição dos produtos disponíveis também costuma ser mais clara e detalhada, principalmente em lojas mais experientes que entendem a importância disso para a decisão de compra pelo cliente. Quem coloca poucas informações no site, por exemplo, corre um alto risco de fechar boas vendas.

Ficou claro para você as principais vantagens da loja física e do e-commerce? Deixe aqui sua opinião e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

    Gostou? Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *