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Métricas de Marketing: o que são e 18 métricas que você precisa medir |  Klickpages

O lançamento de ações promocionais no varejo requer um estudo minucioso de mercado, análise do comportamento do consumidor e um planejamento adequado para mensurar resultados, concorda?

E claro, cuidar de todos os aspectos do processo envolvido nestas campanhas demanda tempo e muita atenção aos detalhes. Afinal, o tempo destinado a tais cuidados influenciam diretamente no alcance dos objetivos e metas.

No artigo de hoje falaremos de algumas métricas que ajudarão você a mensurar resultados das suas ações promocionais. É só conferir e começar a colocá-las em pratica aí na sua loja. Vamos nessa?

Muito além do preço

Aprenda como fazer promoções na sua ótica - ssOtica

Ter sucesso em uma campanha promocional vai muito além da redução de preços dos produtos ofertados. Entre as diversas variáveis que atestam a sua eficácia, estão os canais de comunicação e divulgação.

Estes devem permitir que a marca se comunique de forma atraente, sincera e amigável com sua audiência. Para que isso aconteça é necessário considerar a finalidade da ação promocional.

Gerar leads? Fidelizar clientes? Reduzir estoque? Objetivos bem definidos contribuem para mensurar os resultados pretendidos. É preciso existir coerência entre estes e as estratégias estabelecidas para alcançá-los até o fim do processo.

Indicadores de desempenho

Indicadores de Desempenho: o que é e como usar | Endeavor

Os indicadores de desempenho servem justamente para mensurar os resultados de uma campanha promocional, seja em loja física ou online. Através deles é possível saber o que funciona e o que pode ser melhorado. 

Concorrência

Qual a importância da análise da concorrência em meu negócio?

O estudo dos concorrência podem ditar o ritmo das ações, bem como a sua frequência. Então mergulhe no que vem sendo feito com êxito para aprimorar ou adaptar a realidade da sua marca. Sempre incluindo diferenciais.

Retorno sobre investimento

ROI: Definição, Marketing e Como Calcular Retorno Sobre Investimento

Não dá pra pensar em colocar em pratica ações promocionais sem estabelecer um retorno interessante sobre o investimento com marketing, estoque, logística, entre outros aspectos. Tudo precisa ser registrado para definir a margem de lucro desejada.

Sazonalidade

Venda Sazonal: O Calendário Geral para Você Vender o Ano Todo

Voltar a atenção para esse ponto é fundamental para mensurar resultados das suas ações promocionais. Comparar o que foi feito nos anos anteriores, em x datas e o que é possível fazer de forma diferente para evitar erros no processo.

Ticket Médio

Observe o papel com caneta, gráfico, fundo de calculadora | Foto Premium

É bastante comum que um dos objetivos estabelecidos nas campanhas promocionais seja o aumento do ticket médio, concorda? Principalmente em lojas que tiveram uma baixa considerável nas vendas.

E se o seu objetivo for exatamente este, aumentar o valor pago pelo cliente em cada compra, é essencial definir a porcentagem de aumento e como fazê-la crescer ainda mais após a promoção. Um pós-venda eficiente ajuda muito.

Tudo que falamos aqui exige um planejamento criterioso, treinamento da equipe de vendas, aposta na divulgação segmentada e muita interação com o consumidor em todos os canais de atendimento. Além disso, foco e persistência.

Mensurar resultados das suas promoções requer um olhar atento, reparação de erros e implementação de novas estratégias sempre que for necessário. Então saia da zona de conforto e arrisque para aprender cada vez mais com o seu negócio!

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