O ano passou muito rápido, não é mesmo? Já estamos no mês de Dezembro, com 2021 batendo em nossa porta. E durante esse ano, tão atípico, é provável que os resultados esperados não tenham se concretizado para muitos negócios.
Ainda assim, chegamos nessa fase um pouco mais fortalecidos e familiarizados com os desafios. E agora é o momento ideal para refletir sobre os aprendizados e criar um planejamento de vendas para o próximo ano.
Como fazer um planejamento de vendas na prática?
Podemos dividir um bom planejamento de vendas em dois grandes aspectos: definição dos objetivos macro, que incluem a previsão de vendas. E os objetivos micro, que dizem respeito às operações do dia a dia.
No artigo de hoje vamos te mostrar como criar estratégias assertivas e obter os melhores êxitos em 2021. Acompanhe!
Objetivos macro
Nessa etapa, você deve focar nos objetivos principais do planejamento de vendas, aqueles que vão direcionar todas as práticas ao longo de próximo ano. A ideia é aqui é criar formas de atrair mais clientes, aumentar as vendas e a receita.
Para que isso seja possível é preciso fazer o diagnóstico da sua empresa nos últimos meses. Onde estão os gargalos? O volume de clientes foi baixo? O atendimento deixou a desejar? Como foi o desempenho dos vendedores?
Através desses resultados, você conseguirá definir com clareza seus objetivos macro e as estratégias para um planejamento de vendas em 2021, com previsões mais próximas a realidade do seu negócio. Feito isso, o próximo passo é definir os objetivos micro.
Objetivos micro
Como dissemos, esses objetivos dizem respeito às operações do dia a dia. Os objetivos micro são como degraus a serem subidos em direção aos objetivos principais estipulados.
Por exemplo: treinar a equipe de vendas, mudar o modelo de gestão, melhorar o layout da loja, aumentar os canais de aquisição dos seus produtos, melhorar a percepção da marca pelo público, investir em marketing digital, entre outros.
Nesse contexto é muito importante detalhar no planejamento de vendas o que será preciso para atingir: recursos financeiros, pessoas, tempo, ferramentas, sistemas, mudanças de processos e muito mais.
Recomendamos que você determine os indicadores de desempenho, 4 ou 5 pelo menos para os objetivos macro e micro: duração de ciclo de vendas, ticket médio, taxa de conversão, tempo médio de fechamento, volume de vendas e por aí vai.
Fique de olho nas mudanças causadas pela pandemia
Não há como negar, a pandemia acarretou muitos problemas para quase todos os segmentos de mercado. As vendas online cresceram, forçando muitas empresas a se adaptarem a nova realidade.
E se as vendas tiveram um aumento no meio virtual, o nível de interação entre marcas e consumidores tornou-se mais do que necessária, uma obrigatoriedade. Então na hora de criar o seu planejamento de vendas leve isso em consideração.
Além disso, ressaltamos a urgência de se rever a política de preços, entregas e maior flexibilidade para lidar com tempos tão incertos. E não se esqueça de um ponto chave para o sucesso: oferecer um atendimento personalizado e humanizado.
E você, já começou a montar o seu planejamento de vendas para o próximo ano? Se o seu objetivo é vender mais e melhor, não perca mais tempo. Desejamos muito sucesso para você nesse novo ciclo!
Gostou? Deixe seu comentário