De forma inesperada e sem dar tempo de haver uma preparação prévia, o Brasil se viu diante dos impactos de uma pandemia, que exigiu uma medida de isolamento social por parte das pessoas. Com isso, temos visto um crescimento acelerado das compras online. Mesmo aqueles lojistas que já estavam habituados com esse modelo, estão tendo que repensar a forma de organizar as entregas da loja.

A ideia também vale para as lojas físicas que tiveram, por necessidade, que migrar para o ambiente digital. Elas estão criando formas de se adaptar a nova realidade para atender a demanda e satisfazer seu público.
Por que se preocupar em oferecer e organizar as entregas da loja de forma eficiente?
Nesse momento de expansão do comércio eletrônico no país, muitos lojistas se sentem despreparados para atender a alta demanda. Por isso nunca foi tão importante ter um bom planejamento de gestão de entregas. Isso porque não há nada pior para reputação de uma marca do que não ter controle efetivo sobre as mercadorias, não cumprir prazos com os compradores ou realizar entregas de forma inadequada.
Se você está com dificuldades em administrar e organizar as entregas ou está iniciando o seu negócio agora, esse artigo é para você! Confira a seguir o que é possível fazer para aperfeiçoar o sistema de pedidos e entregas na sua loja.
Escolha bons fornecedores
Ter parceiros de confiança é tudo, não é mesmo? Ainda mais agora em que estamos diante de tantas incertezas. Por isso é fundamental estar atento a capacidade de entrega e aos prazos dos fornecedores. Afinal, uma boa parte dos problemas vistos na gestão de entregas referem-se a erros e não cumprimento de tudo que foi acordado na negociação. Acaba sendo inevitável que esses erros afetem o cliente final.
O que esperar de um bom fornecedor? Pontualidade, transparência e capacidade de adaptação a possíveis mudanças na demanda e no mercado de atuação. Além disso, eles precisam ser eficientes e competentes, assim como você.
Cumpra os prazos estabelecidos
Por falar em competência, o prazo de entrega é um dos principais aspectos que o consumidor leva em consideração na hora efetuar compras online. Daí a necessidade de cumprir os prazos à risca. Caso contrário, o interesse vai por água abaixo. Dependendo do nível de fidelidade, alguns clientes podem até aceitar pequenos deslizes e atrasos, mas tudo sempre tem um limite, não é mesmo? O mais importante é organizar as entregas seguindo um padrão de excelência.
Mantenha seus clientes informados
Deixar tudo bem claro e passar as informações certas para os clientes são pontos positivos para o bom desempenho das entregas e, claro, fazem uma enorme diferença na reputação da sua marca. Tais informações contribuem, inclusive, com a gestão de interesses e expectativas do público consumidor. Elas podem ser passadas antes e depois do preenchimento do pedido para reafirmação.
Além de informar, você também deve manter contato com os compradores, disponibilizar canais para que os mesmos possam esclarecer dúvidas e serem avisados caso algo saia do planejado. Nos mais, para organizar as entregas da sua loja e evitar que os produtos cheguem ao endereço errado, crie um protocolo de marcação das caixas de acordo com a localização e ordem de prazo. Agora que você tem essas dicas, chegou a hora de colocá-las em prática para que tudo ocorra bem e não saia do controle. E, obviamente, você consiga excelentes resultados com a sua loja.
Gostou? Deixe seu comentário