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Os indicadores de sucesso são utilizados para avaliar diferentes pontos do serviço de uma loja. Por meio de diferentes dados, é possível identificar falhas ou oportunidades para o negócio e agir de forma estratégica para aproveitá-las da melhor forma.
Acompanhar os indicadores de sucesso do negócio é fundamental para empresas que querem melhorar seus serviços, aumentar sua competitividade e crescer. Neste artigo, você vai conferir quais são os principais indicadores de sucesso que deve acompanhar em sua loja. Confira!

Indicadores de sucesso para lojas: veja a quais você deve se atentar

6 indicadores de sucesso para usar em sua loja

1. Ticket médio

Esse indicador revela quanto a empresa gasta, em média, para atrair um cliente. O valor é obtido por meio da análise de um período como, por exemplo, quanto foi gasto no mês. Dessa forma, é possível desenvolver ações mais estratégicas para aumentar as vendas, otimizar as campanhas e anúncios ativos e conduzir melhor os custos.

2. Custo de aquisição de clientes

O CAC indica quanto é gasto para converter um lead ou prospect em cliente. Para chegar ao valor, é preciso considerar todos os esforços que são aplicados em vendas, marketing, investimento, tecnologia, mão de obra e outros custos.
A conta é feita da soma de todos os custos, dividido pelo número de clientes que foram convertidos no período. Quanto menor for o valor, mais lucrativo é para a empresa. 

3. Lucratividade

O indicador de lucratividade é um dos mais importantes para o negócio, pois avalia os resultados da empresa. Isso quer dizer que o indicador de lucratividade vai dizer se a sua empresa está tendo retorno suficiente para manter o negócio, pagando todas as contas e ainda está tendo lucro. O valor pode ser obtido por meio de uma conta simples: a divisão do lucro pelo faturamento. 

4. Índice de inadimplência

A taxa de inadimplência da empresa deve ser acompanhada com atenção, pois é um indicador de risco para o negócio. Empresas com índices de inadimplência muito altos podem estar tendo menos lucro do que deveriam, devido aos clientes inadimplentes.
Inadimplente é o cliente que está em débito há mais de 90 dias, porém, quando passa de 180 dias pode ser considerado como uma situação de risco para o negócio. É preciso agir rápido para contornar essa situação e evitar que outros clientes se tornem inadimplentes.
A conta para chegar a esse dado é simples. Subtraia do valor total do faturamento previsto o valor que foi recebido no mês. 

5. Índice de atendimento de pedidos

Esse índice revela quantos pedidos de venda estão sendo atendidos pelo estoque, em comparação com a demanda do período. Dessa forma, a empresa consegue avaliar se o estoque tem sido suficiente para atender a procura dos clientes ou se é preciso aumentar ou reduzir a demanda.

6. Índice de satisfação dos clientes

Por fim, o índice de satisfação dos clientes revelam quanto a empresa está atendendo às expectativas do cliente ou deixando a desejar. Essa métrica, assim como todas as outras, deve ser sempre avaliada, pois é capaz de indicar falhas no atendimento, no processo de compras, entregas e outros aspectos. Utilize pesquisas com os clientes para chegar até o indicador.
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