Aumentar a produtividade na loja é uma meta constante para muitos gestores. Profissionais mais produtivos vendem mais e executam melhor suas atividades. Além disso, evitam a sobrecarga de trabalho entre a equipe, causada por atividades que não foram feitas ou demoraram mais do que o tempo necessário para serem realizadas.

A organização no trabalho também se torna muito maior. Aumentar a produtividade na loja, no entanto, não é tão simples quanto parece. É preciso que a empresa mantenha um ritmo de trabalho constante, alinhe as atividades e suas necessidades, além de ter um planejamento estratégico. A seguir, você vai conferir 6 dicas que podem te ajudar com esse desafio. Confira!
Como aumentar a produtividade na loja: veja 6 dicas que vão ajudar!
Avalie as atividades realizadas
Um dos fatores que mais prejudicam a produtividade é o excesso de atividades mal planejadas. É bastante comum, em empresas com muitos anos de mercado, ter atividades que não agregam valor para o negócio. São apenas processos que sempre foram feitos daquela forma e nunca foram reavaliados.
Faça um levantamento de todos os processos e analise porque são feitos de determinada forma, como agregam valor para o negócio e identifique aquelas que não são necessárias. Busque formas de substituir aquelas que só gastam tempo e energia por ações mais estratégicas ou ferramentas de automação.
Distribua as atividades de acordo com o potencial de cada um
Quantos funcionários da sua empresa estariam melhor em outras atividades do que as que desempenham? Uma pessoa do atendimento é melhor em vendas, outra do comercial é melhor na parte financeira e o profissional do financeiro é muito bom em lidar com os clientes.
Situações como essas são bastante comuns. Nem sempre o profissional usa o melhor de suas capacidades, apenas está em uma atividade que sempre exerceu. Investir na capacitação e em treinamentos para melhorar essas potencialidades pode te ajudar a ter uma equipe mais estratégica.
Assim, além de potenciar as habilidade de cada um, terá uma equipe mais engajada e, consequentemente, conseguirá aumentar a produtividade na loja.

Transmita informações claras e concisas
Diversos erros em uma empresa acontecem porque a informação não foi passada com clareza. Isso gera retrabalho, causa perda de tempo e prejudica a produtividade. Para aumentar a produtividade na loja, a comunicação deve ser clara e objetiva.
Crie mecanismos que permitam o compartilhamento da informação com maior clareza. Faça reuniões e esteja sempre disponível para esclarecer as dúvidas de todos.
Evite as solicitações indevidas
Quantas vezes um profissional da sua equipe teve que parar o trabalho para atender uma demanda que não era dele? Ter as atribuições de cada profissional bem definidas e informar isso para os outros colaboradores vai ajudar a impedir esse tipo de situação.
Dessa forma, quando outro colaborador precisar de auxílio com uma tarefa vai procurar quem pode ajudá-lo e não vai interferir no trabalho de outros profissionais.

Invista em tecnologia
Muitas atividades realizadas no escritório podem ser automatizadas. A automação faz com que tarefas simples do dia a dia, mas que tomam tempo, sejam realizadas com mais agilidade. O profissional não perde tempo com aquela atividade e consegue focar em outras tarefas.
Ofereça benefícios por metas alcançadas
Ter metas bem definidas é uma forma de engajar a equipe e fazer com que queiram entregar cada vez mais e melhor. Para isso, no entanto, é fundamental que o profissional seja recompensado.
Crie um programa de bonificações para premiar os profissionais que apresentarem melhores resultados. Isso certamente vai aumentar a produtividade na loja. Continue acompanhando o blog da Bucalo para conferir outras dicas de gestão para o seu negócio.
Gostou? Deixe seu comentário